Grupo S3
INTRODUÇAO
Neste trabalho vamos falar sobre Energias Renováveis. As energias renováveis são fontes inesgotáveis de energia obtidas da Natureza que nos rodeia, como o Sol, o Mar, a Terra ou o Vento. Estas energias podem ser:
Energia Solar
A energia do Sol pode ser convertida em electricidade ou em calor, como por exemplo os painéis solares foto voltaicos ou térmicos para aquecimento do ambiente ou de água;
Energia Eólica
A energia dos ventos que pode ser convertida em electricidade através de turbinas eólicas ou aerogeradores;
Energia Hídrica
A energia da água dos rios, das marés e das ondas que podem ser convertidas em energia eléctrica, como por exemplo as barragens;
Energia Geotérmica
A energia da terra pode ser convertida em calor para aquecimento do ambiente ou da água;
No entanto, nós vamos falar apenas da Energia Solar. Portugal é um dos países da Europa com maior disponibilidade de radiação solar. Uma forma de dar ideia desse facto é em termos do número médio anual de horas de Sol, que varia entre 2.200 e 3.000 para Portugal e, por exemplo, para Alemanha varia entre 1.200 e 1.700 h. Contudo, este recurso tem sido mal aproveitado para usos tipicamente energéticos. Basta verificar alguns dos números relativos à difusão dos colectores solares térmicos na Europa, não só na Orla Mediterrânea como em países como a Alemanha é a Áustria, para compreender que algo deveria ser feito em Portugal para a promoção da energia solar.
Energia Solar no Mundo
Em 2004 a capacidade instalada mundial de energia solar era de 2,6 GW, cerca de 18% da capacidade instalada de Itaipu. Os principais países produtores, curiosamente, estão situados em latitudes médias e altas. O maior produtor mundial era o Japão (com 1,13 GW instalados), seguido da Alemanha (com 794 MW) e Estados Unidos (365 MW).
Entrou em funcionamento em 27 de Março de 2007 a Central Solar Foto voltaica de Serpa (CSFS), a maior unidade do género do Mundo. Fica situada na freguesia de Brinches, Alentejo, Portugal, numa das áreas de maior exposição solar da Europa. Tem capacidade instalada de 11 MW, suficiente para abastecer cerca de oito mil habitações.
Entretanto está projectada e já em fase de construção outra central com cerca de seis vezes a capacidade de produção desta, também no Alentejo, em Amareleja, concelho de Moura. Muito mais ambicioso é o projecto australiano de uma central de 154 MW, capaz de satisfazer o consumo de 45 000 casas. Esta situar-se-á em Victoria e prevê-se que entre em funcionamento em 2013, com o primeiro estágio pronto em 2010. A redução de emissão de gases de estufa conseguida por esta fonte de energia limpa será de 400 000 toneladas por ano.
As perguntas mais frequentes sobre a energia solar
Quais as condições necessárias para poder instalar um sistema solar para a produção de Água Quente Sanitária (AQS) num prédio ou numa moradia?
Necessita ter uma área na cobertura (telhado) sem sombreamento e virada a Sul de cerca de 2 ou 4 m2 dependendo do número de pessoas que habitam a casa (até 3 pessoas são 2 m2, mais de 3 pessoas e menos de 5 pessoas 4 m2) e também ter a possibilidade de passar dois tubos entre a sua casa e o telhado para que sejam feitas as ligações hidráulicas (água fria e água quente) e também a ligação eléctrica para o apoio.
Que sistemas solares térmicos existem?
Existem dois tipos de sistemas, o Kit solar e o sistema clássico. No Kit solar (sistema em termo sifão), o colector solar tem acoplado a si o depósito, bastando apenas fazer a ligação da água fria ao colector e depois do depósito à rede de água quente e uma ligação eléctrica para o apoio. No sistema clássico (sistema de circulação forçada) apenas o colector Kit solar fica colocado na cobertura, sendo depois necessário um local na casa onde se possa colocar o depósito e são necessárias as ligações da água fria ao colector, do colector ao depósito e depois do depósito à rede de água quente da casa.
Quanto custa um sistema solar?
Um sistema de Kit solar custa entre os 2000 e os 3000€ (2 ou 4 m2) mais o custo das ligações hidráulicas e mão-de-obra. Para obter uma estimativa de custos mais correcta e adaptada à sua situação, não hesite em contactar os instaladores certificados e solicitar um orçamento.
Quanto poupo com um sistema solar?
Um sistema bem dimensionado poderá poupar cerca de 70% da energia necessária.
Se instalar um sistema solar continuo a precisar de gás ou de electricidade?
Sim. O sistema existente passa a funcionar como apoio ao sistema solar. Assim, a energia que o sistema solar não conseguir obter, será dada pelo sistema de apoio, representando em termos médios, cerca de 30% do total.
No Inverno ou em dias sem Sol os colectores funcionam?
Mesmo no Inverno existem muitos dias com Sol. Em média, nessa altura do ano os sistemas solares fornecem cerca de 50% da energia necessária, para obter a restante energia será utilizado o sistema de apoio.
Qual o tempo de retorno do investimento num sistema solar?
O tempo de retorno para o investimento varia entre os 4 e os 7 anos, mas com os incentivos fiscais existentes esse tempo de retorno poderá ser reduzido para metade.
Posso utilizar um sistema solar térmico para o aquecimento central da minha casa?
Tecnicamente é possível, mas em termos económicos não é uma boa opção.
Material necessário para construção de uma maquete:
-3 Paineis Solares
-Palhinhas
-Fio eléctrico de Hi-Fi
-Led's
Construção de uma maquete
A nossa maquete foi realizada com outros grupos (S1, S2, E4 e H1). Na maquete tivemos 3 energias renováveis, como por exemplo, Energia Solar, Energia Eólica e Energia Hídrica. Começamos a construção pelos candeeiros e depois fizemos os semáforos.
Construção dos candeeiros e dos semáforos
Para os candeeiros:
1º Passo - Soldar os led's com os fios electricos;
2º Passo - Colocar os fios electricos por dentro das palhinhas;
3º Passo - Ligar os fios electricos dos led's ao painel solar (um painel solar aguenta mais ou menos 6 led's).
Para os semáforos:
1º Passo - Cortar as calhas de plástico e de seguida fizemos buracos com uma broca para os led's passarem;
2º Passo - Colocar os fios electricos por dentro das calhas;
3º Passo - Ligar os fios electricos dos led's ao painel solar (um painel solar aguenta mais ou menos 6 led's).
page revision: 46, last edited: 14 Jun 2010 10:27